18 de abril de 2014

Estudantes cabo-verdianos enfrentam dificuldades no Brasil

Os bolseiros cabo-verdianos no Brasil estão a enfrentar dificuldades. Contam que há vários meses que as bolsas de estudo têm chegado sempre com atraso e este mês ainda não viram um único centavo. Para piorar a situação, alegam que sempre que recorrem à embaixada de Cabo Verde em Brasília ninguém lhes explica o porquê dos atrasos.

Segundo os estudantes que contactaram este diário digital, desde o ano passado estão a receber as bolsas de estudo com atraso: "A bolsa dá para pagar as nossas despesas mas o problema é que aqui, no Brasil, quando nos atrasamos a pagar as contas do mês como a renda de casa e condomínio, entre outros, acumulamos juros. Quando a bolsa chega quase ficamos sem nada por causa das multas que somos obrigados a pagar.

16 de abril de 2014

Recrutamento de Estagiários - Grupo CVTelecom - Ano 2014


Com o objetivo de promover no Grupo CVTelecom, um ambiente rico em oportunidades de desenvolvimento e aprendizado, a empresa disponibiliza vagas para estágios para as seguintes áreas:

14 de abril de 2014

Morna é tema de tese de doutoramento de japonês

Kay Aoki, 26 anos, filho de mãe inglesa e pai japonês, escolheu a morna como tema da sua tese de doutoramento pela Universidade de Kyoto, Japão. Esse nipónico, que é mestre em Estudos Lusófonos, apaixonou-se por este género musical cabo-verdiano “à primeira escuta”, graças a um álbum de Cesária Évora, oferecido por um professor de língua francesa. Conquistado, Kay resolveu mergulhar na origem da morna e transformar essa aventura numa tese académica.

13 de abril de 2014

Cabo-Verdiano conclui Doutoramento com distinção e louvor em Coimbra

Arlindo Oliveira da Veiga concluiu a sua tese de Doutoramento em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores na Universidade de Coimbra com distinção e louvor, por unanimidade do júri. Veiga explica que a sua tese centra-se no processamento da fala, com o objetivo de aumentar a quantidade de recursos linguísticos disponíveis para o português.

Com o título “Treino não supervisionado de Modelos Acústicos para Reconhecimento de Fala”, Veiga foi orientado pelo Doutor Fernando Manuel dos Santos Perdigão e pelo Professor Doutor Luís António Vieira de Sá. Este jovem, que é natural de Pilão-Cão em São Miguel, foi posto à prova no passado dia 01 de Abril, e foi aprovado com distinção e louvor.

11 de abril de 2014

Universitários do curso de Comunicação Social/Jornalismo da US lança jornal "Voz da US"

Jornal VOZ DA US, criado pelos alunos de Comunicação Social/Jornalismo da Universidade de Santiago, é um dos primeiro jornal universitário que tem dado importantes contributos no jornalismo em Cabo Verde, colaborando na formação e informação dos cidadãos cabo-verdianos.

O Voz da US corresponde a um recurso estratégico para o aprendizado estudantil através da experiência, possibilitado a partir do apoio técnico do Gabinete de Comunicação, Imagem e Relações Internacionais da Universidade de Santiago.
 
É certo que o jornalismo constitui um importante campo para o desenvolvimento de um determinado país ou sociedade, pois facilita a circulação de informações dentro e fora do país, mantendo os cidadãos informados sobre o que se passa no mundo e, com isso, aumentando o seu poder cognitivo e a sua capacidade de tomar decisões conscientes. Neste sentido, é importante dizer que o jornalismo é uma ferramenta de comunicação imprescindível, principalmente nas sociedades democráticas; trata-se de um incontornável recurso de maximização do potencial participativo dos actores sociais, na medida em que através dele o cidadão vê materializar-se o seu direito de ser informado e de se expressar, abrindo-se-lhe as portas à gestão da vida coletiva.
 

10 de abril de 2014

1º UniParty organizados pelos finalistas de Uni-Piaget, Unica, ISCJS, ISCEE e Uni-CV

Vamos todos sentir o viber universitário, este sábado, dia 12 de abril, a partir das 23 horas no COCKPIT.

1º UniParty, organizados pelos finalistas de UNI-PIAGET, UNICA, ISCJS, ISCEE e UNICV.

Freepass a venda na comissão de finalista de Uni-CV. 

Antecipado 400$00 e na porta 500$00.

Há momento bar aberto.

Não percam, essa sexta-feira um só destino», um so caminho» 1ºUniParty» no Cockpit.

Vamos representar as nossas universidades.

 Mais informação:
 Pagina do Evento no Facebook

8 de abril de 2014

Esmy Andrade é a nova presidente da Associação Académica do ISCJS

Foto:Associação Académica do ISCJS
Os universitários do Instituto Superior de Ciências Jurídicas e Sociais elegeram ontem, dia sete de abril de 2014 a universitária  Esmy Andrade, estudante do 2ºano do curso de Relações Internacionais e Diplomacia, para o cargo de Presidente da Associação Académica do ISCJS.

Num total de 500 boletim de votos, 211 votaram na lista A, 24 votaram em branco, 01 nulo e 264 inutilizados. 

Com base nos resultados acima referidos, a Comissão Eleitoral presidida por José Vasconcelos e a sua equipa Danielson Varela e Joao Paulo Monteiro apurou e deliberou que foram eleitos todos os membros que integram a Lista A. 

Nada mais havendo a tratar, foi encerrada a sessão, da qual se lavrou a ata, que após conferida e aprovada, foi assinada por todos os membros da Mesa da Comissão Eleitoral.