13 de fevereiro de 2014

Balanço Final do Mandato do Pres. da Ass. Académica do ISCJS



Entrevista com o Presidente da Associação Académica do ISCJS – Madoeno Silva

Que balanço fazes do mandato? Esteve à altura das suas expectativas?
Quando fazemos aquilo a que nos propusemos temos que considerar que o balanço é extremamente positivo. O nosso objetivo era representar e defender os direitos e interesses de todos os estudantes do Instituto Superior de Ciências Jurídicas e Sociais (ISCJS).
Conseguimos cumprir com isenção as nossas funções e chegamos ao fim do nosso mandato de cabeça erguida e do dever cumprido. Quanto as expectativas, obviamente que estivemos à altura, pois além de vários projetos com que tínhamos comprometido e que constavam no nosso Plano de Atividades, ainda conseguimos concretizar outros que não estavam inicialmente previstas. Durante todo o mandato, fomos uma voz ativa e não nos calámos perante aquilo que entendemos que eram opções erradas para a comunidade académica.

O que melhorou durante o seu mandato?
Tenho a convicção de que hoje estamos perante uma Associação mais esclarecida, participativa e mobilizadora. Ao longo do mandato conseguimos um equilíbrio organizacional entre Direcção-Geral e os organismos autónomos. A nível externo conseguimos dar a imagem de uma Associação Académica responsável e integrada na sociedade. Neste momento há mais gente envolvida na Associação Académica e é respeitada por todos. Em suma, conseguimos por um lado revitalizar e restruturar a Associação Académica e por outro lado conquistamos uma academia mais unida e com melhores relações externas.

As atividades / projetos na Associação Académica não tem parado, muito pelo contrário, tem aumentado. Como consegue realizar tantas atividades em apenas um ano de mandato?
O que vai bem, podem ver, é o que está sob uma forte liderança, organização e descentralização das tarefas permitindo uma melhor coordenação, e sobretudo, uma maior aproximação e união com a comunidade académica. Um outro fator que contribui para o nosso sucesso foi a boa relação que tivemos com o ISCJS. 

É com base nesta filosofia que conseguimos realizar tantos projetos em apenas um ano de mandato. Conseguimos colocar a Associação Académica sempre a participar, a discutir, a evoluir assegurando um conjunto de atividades disponíveis ao nível do associativismo, do voluntariado, do desporto, da cultura, bem como o alargamento de perspetivas para a inserção dos estudantes no mercado de trabalho. 

Entre as principais atividades/projetos concretizados no nosso mandato, é inevitável referir a inauguração do auditório, o acesso gratuito da internet wireless; cartão de estudante; redução do preço das fotocópias e de impressão; alargamento do horário de funcionamento da biblioteca e da reprografia; abertura de cantina; boletim informativo; confeção de imagem da Associação (placas sinaléticas, camisolas, dossiers, computador, telefone, carimbo, conta bancaria, email, facebook); equipamentos desportivos; feira de livros; feira de saúde; conferências/seminários; Miss universitária; Desporto Inter-Universidades; comemoração das datas especiais da Associação e do Instituto; debate académico; receção ao caloiro; cerimónia da formatura; semana académica; atividades recreativas e culturais; 

A nível externo não posso deixar de assinalar a participação ativa com todos os presidentes da Associação Académica das outras Universidades e as parcerias da Associação Académica com várias instituições: Presidência da República; Ministério do Ensino Superior, Ciência e Inovação (bolsa de empréstimos, prémio excelência, biblioteca digital); FICASE; Câmara Municipal da Praia; ANAC; Powa Swag; Unitel T+; Largadus Entertaiment; DGT; entrevista na rádio educativa, programa com ciência, jornais, etc.

O que fica por fazer?
Dos 20 projetos prioritários só não conseguimos concretizar 3 delas: redução do preço das propinas; avaliação dos docentes e guia pedagógica. Esses projetos não ficaram na gaveta. Tivemos ações durante todo o ano com o Instituto no sentido de encontrar a melhor solução em prol de uma equidade académica. Com muita pena não foi possível concretiza-las, mas deixamos claramente as bases.

Vais recandidatar?
Não vou recandidatar. Temos que saber sair da Associação Académica. Mas nunca dizemos um adeus à envolvência que criamos, vamos estar sempre ligados, porque identifico-me com as pessoas que vão lá estar futuramente e com o trabalho que se vai realizando.

Vais apoiar alguma candidatura? Tens alguma preferência? Quando vão ser as próximas eleições?
Vou apoiar um projeto de continuidade porque eles estão por dentro dos dossiers. Em relação a preferência todos os membros têm competências técnicas e transversais de assumir este cargo, mas gostava de ver uma mulher na liderança. No que tange as datas para as próximas eleições, a Assembleia Geral tem previsão para Março, logo após o término dos exames.

Sem comentários:

Enviar um comentário